sábado, 30 de abril de 2011

Lucas 6


JESUS É O SENHOR DO SÁBADO (v. 1-5) Mateus 12:1-8; Marcos 2:23-28

1 E aconteceu que, num sábado, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam.

2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados?

Segundo a Lei, não se podia fazer isso no sábado (Êxodo 20:10).

3 E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
4 Como entrou na Casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não lhes era lícito comer, senão só aos sacerdotes?

Jesus se referia a essa passagem bíblica: 1 Samuel 21:6
Jesus e Seus discípulos, bem como Davi e seus homens; estavam mal aos homens dos religiosos que desconheciam a misericórdia.

Mateus menciona outras palavras que Jesus disse nessa ocasião:

Mateus 12:5-7
5 Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa?
6 Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.
7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.

O descanso do dia de repouso foi ordenado para bem do homem.

Deuteronômio 5:14
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;

Não se deve entender nenhuma lei em forma tal que contradiga sua própria finalidade.

5 E dizia-lhes: O Filho do Homem é senhor até do sábado.

Jesus usou uma palavra muito forte aqui; "senhor" que quer dizer "kurios" κυριος de kuros (supremacia).

"Kurios" também quer dizer: Aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão; mestre, senhor. O que possui e dispõe de algo. Proprietário; alguém que tem o controle da pessoa.
No estado: o soberano, príncipe, chefe, o imperador (era usado para o imperador romano).
É um título de honra, que expressa respeito e reverência e com o qual servos tratavam seus senhores.
É um título dado a Deus e ao Messias.

Marcos 2:27
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado.

O sábado deve servir o homem "para que o teu servo e a tua serva descansem como tu" (Dt 5:14), e não o homem o sábado.

Deus nos dá condições, estruturas e base para que as mesmas possam nos servir. Usamos tudo isso, inclusive o sábado, os dias da semana, etc; para a glória de Deus.

A CURA DE UM HOMEM QUE TINHA UMA DAS MÃOS MIRRADA (v. 6-11) Mateus 12:9-14; Marcos 3:1-6

6 E aconteceu também, em outro sábado, que entrou na sinagoga e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada.

"em outro sábado"
Mais problemas para Jesus.

"entrou na sinagoga"

Jesus podia entrar e estava inclusive ensinando.
O problema é que tinha lá dentro um homem com uma mão ressequida e pela Lei, ele não podia estar dentro da sinagoga.
No entanto parecia que era do conhecimento de todos que aquele homem estava lá e até chego a pensar que o levaram de propósito para tentar complicar a vida de Jesus. Penso isso por causa das referências de Mateus e Marcos e também do próprio Lucas (6:7).

Mateus 12:9, 10
9 E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.
10 E estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para acusarem Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?

Marcos 3:1, 2
1 E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada.
2 E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem.

7 E os escribas e fariseus atentavam nele, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar.

O mais importante para aqueles homens não era o ensino de Jesus (v. 6), nem Seus milagres; mas a observação de um recurso que Deus tinha deixado para servir a eles e não eles ao recurso (sábado).

8 Mas ele, conhecendo bem os seus pensamentos, disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta- te e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé.

Jesus tinha autoridade para estar dentro da sinagoga.
Jesus tinha autoridade para ensinar na sinagoga.
Jesus tinha autoridade para curar dentro da sinagoga.

Jesus chamou logo aquele homem que tinha um defeito físico o qual não se podia saber e menos ainda mostrar o problema.

As "religiões" escondem nossos pecados e defeitos; Jesus nos chama para o centro com nossos pecados e defeitos não para expor-nos, mas curar-nos.

Curiosamente a única vez que me lembro de Jesus chamando o homem ao "centro", foi nessa situação.
Nossa tendência é querer ser sempre o centro, estar bem no meio, ser o protagonista. Isso não serve no Reino a não ser para expor nossos pecados e defeitos e o poder de Deus para nos curar.

9 Então, Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar?

Novamente a questão.
Servimos a estrutura ou a estrutura nos serve?

10 E, olhando para todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra.

O milagre!
Mostre tua vergonha (estende a mão - mirrada) e eu lhe mostrarei minha glória (vou te curar)!

11 E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.

A cegueira religiosa não permite ver milagres.

A ELEIÇÃO DOS DOZE (v. 12-16) Mateus 10:1-4; Marcos 3:13-19

12 E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus.
13 E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:

Para uma grande decisão, o mínimo necessário, é passar uma grande noite de oração a Deus.

14 Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;
16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

Os doze:

1. Simão, chamado Pedro
2. André, irmão de Pedro
3. Tiago
4. João
5. Filipe
6. Bartolomeu
7. Mateus
8. Tomé
9. Tiago, filho de Alfeu
10. Simão, chamado Zelote
11. Judas, filho de Tiago
12. Judas Iscariotes, que foi o traidor.

O SERMÃO DA MONTANHA (v. 17-49) Mateus 5-7

17 E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão do povo de toda a Judeia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom;

18 os quais tinham vindo para o ouvir e serem curados das suas enfermidades, como também os atormentados dos espíritos imundos. E eram curados.
19 E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude que curava todos.

20 E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia:
Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.
21 Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos.
Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.
22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem, e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do Homem.
23 Folgai nesse dia, exultai, porque é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.

24 Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes a vossa consolação.
25 Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome!
Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis!
26 Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas!

27 Mas a vós, que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem,
28 bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam.
29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses.
30 E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.

31 E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também.

QUE RECOMPENSA TEREIS? (v. 32-34)

32 E, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
33 E, se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
34 E, se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.

AME SEUS INIMIGOS (v. 35, 36)

35 Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
36 Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

NÃO JULGUE (v. 37, 38)

37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

TIRA PRIMEIRO A TRAVE DO TEU OLHO (v. 39-42)

39 E disse-lhes uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova?
40 O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.
41 E por que atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
42 Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.

A ÁRVORE BOA E A MÁ (v. 43-45)

43 Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
44 Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.
45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

CASA EDIFICADA NA ROCHA E NA TERRA (v. 46-49) Mateus 7:24-27

46 E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?
47 Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha.
49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.

Versão bíblica: RC

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Lucas, um cristão comprometido