domingo, 12 de junho de 2011

Arca do concerto

Hebreus 9:4
que tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor; na qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha brotado, e as tábuas do pacto;

No contexto do texto de hoje, o escritor aos hebreus se refere ao Tabernaculo com suas repartições e objetos; todos sumamente importantes e sendo figuras de Cristo.

Quando a Bíblia se refere à Arca do Pacto, ou do Concerto ou da Aliança, trata-se do mesmo objeto.
A Arca da Aliança ficava no lugar santíssimo onde somente o sumo sacerdote podia entrar uma vez que cumpria todas as exigências estabelecidas na lei.

Fico maravilhado com a obra de Cristo! Quando Ele deu Sua vida por nós na cruz, o véu do templo em Jerusalém se rasgou do alto a baixo. Isso significa que a partir de Seu sacrifício, Ele abriu o caminho a esse “lugar santíssimo” para que possamos estar diante da “Arca da Aliança”; ou seja, diante de Sua presença. Hoje temos livre acesso ao trono da graça por causa de Sua obra na cruz! Jesus, é nosso Sumo Sacerdote para sempre!

Dentro dessa arca havia três elementos. Todos eles de uma tamanha importância e significado para o povo judeu e também para nós.

Havia dentro da arca:

      a.    Um vaso de ouro, que continha o maná.
      b.    A vara de Arão, que tinha brotado.
      c.    As tábuas da lei.

Através de Cristo, podemos estar todos os dias diante da presença de Deus de onde emana provisão, confirmação e direção. Podemos ter tudo isso todos os dias; é maravilhoso!

Maná = Deus proveu o maná cada dia para Israel no deserto. Todos os dias também Ele prove para nossas necessidades (Fp 4:19).
Vara = Deus confirmou o ministério de Arão ao fazer com que sua vara florescesse diante de todos. Andando em Sua presença, Ele faz o mesno conosco (Sl 90:17).
Tabuas da lei = Deus deu a Moisés direção através das leis. A Palavra de Deus nos guia em todos nossos caminhos. (Sl 119:105).

Entenda que o mais preciosos que temos nessa vida é a presença de Deus conosco (Ex 33:15; Sl 51:11). Sem Ele nada podemos fazer (Jo 15:5) e com ele temos provisão, confirmação e direção.

Tenha hoje vida plena em Cristo.

J. Seni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lucas, um cristão comprometido