quinta-feira, 2 de junho de 2011

Espírito + Palavra = Criação


1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.

2 E a terra era sem forma e vazia; e {havia} trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3 E disse Deus: Haja luz. E houve luz. (Gênesis 1:1-3)

Há pelo menos dois pensamentos teológicos quanto a esse texto no início da Bíblia. Não é meu plano entrar nos detalhes, mas compartir com você uma palavra que recebi do Senhor em uma situação especifica nessa passagem.

Creio que tudo o que Deus cria é perfeito (v.1), ao ler o versículo 2 ficamos surpresos em ver que o que Deus criou estava sem forma e vazia. Aqui é onde entra um pensamento teológico que explica a queda de Satanás onde o mesmo desordenou o que Deus fez tão perfeito.

Deus criou o homem perfeito, com um plano perfeito para viver a plenitude divina e cumprir um propósito especifico nessa terra; mas algo aconteceu! O pecado entrou em sua vida (Romanos 3:23) e abriu-se uma distância com o Criador (Isaías 59:2). O ser humano longe de Deus torna-se "sem forma e vazio". 

Em meio a essa situação no inicio, o versículo 2 diz que o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 

Lembremos então: A terra era sem forma e vazia mas o Espírito Santo se movia.
Assim é também o homem sem Deus, sem forma, sem definição de propósitos e vazio, mas o Espírito Santo esta se momento sobre a vida desse homem, o Espírito Santo quer gerar algo nessa vida (João 16:8).

Até aqui entre terra sem forma e vazia e o Espírito se movendo; a criação ou para alguns, a re-criação, ainda não tinha se iniciado.

Para criar-se algo em um mundo sem forma e vazio são necessárias duas coisas; O mover do Espírito e a Palavra de Deus!

Quando a Palavra foi dita pelo próprio Deus (Gênesis 1:3), então essa palavra se uniu ao mover do Espírito Santo e iniciou-se a criação.

Como esta sua vida? Seu coração? Sente-se "sem forma e vazio (a)"? Permita o Espírito Santo guiar sua vida (João 16:13) e busque a Palavra de Deus (Hebreus 4:12). Não faça nada sem uma Palavra clara de Deus para sua vida.
Deixe que o Espírito Santo se una à Santa Palavra de Deus e crie em você "luz" (Gênesis 1:3); crie em você revelação de como deve-se ser feita as coisas, que direção tomar, quais planos estabelecerem, etc.

Que Deus em Cristo te abençoe e que você não viva mais sem forma e vazio, mas cheio do Espírito na Palavra.

J. Seni

Nenhum comentário:

Postar um comentário