segunda-feira, 25 de julho de 2011

Chorar ou rir?

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Romanos 12:15

A crise da Grécia e na comunidade européia, tem deixado muitos na quebra financeira e na insegurança de uma estabilidade econômica. Quando veio a crise, um milionário alemão tirou sua vida porque perdeu alguns milhões. Noruega chora com dor e revolta pelas vitimas do massacre que aconteceu na ultima sexta-feira. Somália sofre uma terrível seca onde estima-se que 2,2 milhões de pessoas estão passando fome. Morre uma cantora jovem, famosa e infeliz. Essas são as notícias dos últimos dias! O mundo esta sofrendo.

Na semana passada fui ao hospital em Marinha Grande (Portugal) visitar um familiar que passou por uma pequena cirurgia e já esta de alta; mas meu cunhado que é pastor, estava tentando consolar um homem que tinha uma pessoa em coma e desenganada, isso no mesmo hospital.
Em um mesmo hospital há pessoas tendo a alegria de receber alta por estarem curadas ou em recuperação e em outro quarto há famílias chorando por não terem mais esperança de vida de seus ante queridos.
Em uma aeroporto, estação de trem ou ônibus há lágrimas de alegrias e tristezas.
Em muitos quartos escuros há seres humanos que nasceram com um propósito divino, mas por muitos motivos estão vivendo deprimidos e sem desejo mais de viver. Em muitos parques há pessoas passeando e outros pensando como vai resolver seus problemas. Esse é o mundo que vivemos! Estou pensando em Eclesiastes 3.

Assim como há diferença de realidades no ser humano, há também diferenças de crenças (normalmente as crenças são baseadas em formação e experiências). Por um lado há pessoas dizendo que Deus não existe, pois se existisse não deixaria acontecer tudo isso e por outro lado há pessoas sofrendo porém crendo que Deus é soberano e louvam a Ele em todo o tempo. Se Deus existe e criou esse mundo, será que Ele se esqueceu de Suas criaturas?

O que esta acontecendo em nosso mundo? Onde esta a justiça social, onde esta a alegria? Onde esta a paz? Onde esta o respeito e os princípios de vida?

Independente do que as pessoas pensam ou falem sobre a existência de Deus, nada e ninguém pode alterar a verdade de que Ele existe. A verdade sobre a existência de Deus é total e absoluta. Crendo o homem ou não, nada mudará na pessoa de Deus em relação à Sua existência. Deus existe!

Com essa afirmação, posso imaginar pessoas que estão sofrendo perguntando: "Se Ele
existe, então porque permite tudo o que esta acontecendo no mundo? Ele se esqueceu de nós?".

Deus deu ao homem o livre arbítrio. O homem não é manipulado por Deus, ele tem vontade própria. O homem é livre para fazer o que quiser, mas não é livre para as consequências se suas ações.

É engraçado pensar que o ser humano não se lembra de Deus quando esta fazendo o que é errado, depois quando tem que colher os resultados de suas decisões então culpa a Deus por causa da dor que esta vivendo. Isso não é correto.

Deus não se esqueceu da humanidade, mas muitas pessoas tem tirado Deus de seus planos e outros tentam esquecer-se do Criador.
Posso afirmar que tudo o que esta acontecendo em nossos dias, a culpa temos nós. Enfermidades são consequências do pecado, crises são consequências do abandono a Deus, dores e incertezas são consequências de não colocarmos a Deus em primeiro lugar.

Com alegria de ver pessoas felizes por estarem em Deus e com lagrimas nos olhos e coração apertado por verem pessoas sofrendo, quero dizer que a resposta para a humanidade esta em Deus.

Tome hoje uma decisão; volte teu coração para quem te criou e para quem te ama. Quando uma máquina se quebra, levamos para a fabrica para concertar. Quando o homem se quebra, deve-se voltar a Deus que o fez.

Um comentário:

  1. Mais um post edificante!

    Gostei principalmente dos seguinte textos:

    "É engraçado pensar que o ser humano não se lembra de Deus quando esta fazendo o que é errado, depois quando tem que colher os resultados de suas decisões então culpa a Deus por causa da dor que esta vivendo. Isso não é correto."

    - Realmente, na hora de agir, colocamos Deus para o lado. Quase pedindo licença para pecar!


    "Quando uma máquina se quebra, levamos para a fabrica para concertar. Quando o homem se quebra, deve-se voltar a Deus que o fez."

    - Amei! É isso o problema de quem não acredita em Deus; acaba se levando de volta pra outras formas de 'concertos'.

    ResponderExcluir

Lucas, um cristão comprometido