sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pode acontecer algo bom quando a vida parece não ter mais sentido?

Na Holanda, tivemos um famoso pintor chamado Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669). Entre muitos quadros que ele pintou, há um chamado "Moses at the Burning Bush" (Moisés na sarça ardente).
Êxodo 3:1, 2
1 Moisés era pastor das ovelhas de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Certo dia, levou as ovelhas deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horebe.
2 Apareceu-lhe o anjo do SENHOR numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia.

Moisés estava em sua segunda etapa de vida. Tinha vivido seus 40 anos de Egito até ter fugido para Madiã onde se casou e tonou-se pastor das ovelhas de seu sogro.

Bom, a vida de Moisés não estava tão ruim. Ele tinha família, casa, trabalho, etc. Acredito que o que um homem precisa para viver, ele tinha. Mas acredito que Moisés pensava que terminaria sua vida assim. Ele estava feliz? Realizado? Penso que não, havia certamente sentimentos de culpas por seu passado. Saudades de seus pais, irmão e irmã e chego a pensar ainda que por ser hebreu e ter sido criado como egípcio, ele sofria alguma crise de identidade.

Moisés pode representar hoje a pessoa que tem o que precisa para viver, que em si não tem do que reclamar. Tem trabalho, família e casa. Mas no fundo guarda lembranças do passado e não se abre com ninguém. Tenta apagar o passado com a nova vida que leva, mas no fundo há alguma coisa dizendo que há algo errado ou algo que falta; essa situação sempre inquieta a alma.

Posso estar escrevendo a um executivo ocupadíssimo ou a uma ama de casa que após terminar todos seus deveres domésticos senta e pensa: "Isso é a vida?". Ou posso estar escrevendo a um jovem que esta vivendo terríveis conflitos ou a um homem que não consegue abrir-se nem com sua esposa, ou vice-versa. Eu não sei qual é sua situação, mas você pode estar pensando se pode acontecer algo bom quando sua vida parece não ter mais sentido. Moisés passou por isso.

Em sua rotina de vida (Ex 3:1), Moisés chegou ao monte de Deus. Isso significa que ele se aproximou de Deus; esse é o caminho (Tg 4:8).

Cada dia estou mais convicto que o caminho é aproximarmos de Deus. Cada dia no "mercado gospel", aparece mais "novidades" para tentar satisfazer as necessidades dos consumidores de um Evangelho barato e sem cruz. Esse não é o caminho.

O caminho é buscar a Deus em nossa rotina. Há pessoas que pensam que indo aqui ou ali, que recebendo a oração desse ou daquele vai resolver. Não é bem mais fácil em tua rotina buscar a Deus todos os dias? Se Ele não se manifestar na segunda, continue buscando na terça. O plano de Deus não é ver você no domingo no templo e depois não te encontrar mais.

Deus se manifestou na rotina de Moisés. Foi no trabalho e a vida dele tomou outro sentido.

Convido você a fazer o mesmo hoje. Em tua rotina, em tuas lutas internas e vazios, busque a Deus em oração e você irá encontrá-lo (Mt 7:7, 8; He 11:6).

Hoje, a sarça que pode representar qualquer situação rotineira, tem a possibilidade de arder.
Pare um momento nesse dia, leia a Bíblia e fale com Deus. Tudo pode tomar sentido em sua vida.

2 comentários:

  1. GRACA E PAZ QUERIDO PASTOR JORGE, E DE BENCAO CADA EDIFICACAO QUE DEUS TEM VOS DADO, E PRA MINHA VIDA TEM SIDO MANA A MAIS DE TUDO QUE DIARIAMENTE ELE NOS OFERECE, QUE DEUS SEJE MAIS E MAIS CONTIGO.MARA E THIAGO

    ResponderExcluir
  2. Hoje levantei com muito dificuldade para a oracão matinal, pois havia dormido muito mal esta noite.
    Porém, sabia que se eu ficasse deitada mais 1 horinha, meu corpo estaria um pouco mais descansado, mas a alma estaria com fome e fraca.
    Levantei e agora me sinto ainda um pouco cansada fisicamente, porém a alma está em plena paz do Senhor.
    Preciso Dele todas as horas, não só ´de vez em quando´.

    ResponderExcluir

Salmos 23 para os missionários

Clique aqui para assistir o vídeo