quarta-feira, 20 de julho de 2011

A terceira dobra no casamento

9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
10 Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
12 E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. 
Eclesiastes 4:9-12.

O casamento é de Deus e por isso é tão atacado no mundo. Casar-se no século XXI é para pessoas que sabem verdadeiramente o significado do amor (1 Co 13).

Falar sobre casamento é complicado nos dias atuais. Muitos que estão fora do casamento não querem entrar e muitos dos que estão dentro querem sair. É ruim assim o casamento? Quando Deus instituiu o casamento, Ele cometeu algum erro?
Por que muitas pessoas tem pavor dessa palavra “casamento”?

O ser humano se tornou muito egoísta e casamento não é para pessoas egoístas. É para pessoas que se casam para fazer o seu cônjuge feliz. O que? Muitos se casam para serem felizes; aí esta o perigo. Quando você se casa já na visão de receber, fica complicado, mas quando se casa na visão de dar, facilita muitas coisas. O correto é que o homem e a mulher entrem no casamento com essa mentalidade de dar, quando isso acontece a possibilidade de funcionar é muito grande.
Isso é tudo? Não!

Mesmo tendo essa disposição de fazer o seu cônjuge feliz, é necessário convidar Jesus para seu casamento (Jo 2:1-12). Quando Deus esta na vida do casal, aí sim os laços se tornam fortes. É sobre isso que fala o texto de hoje.

v.9-11, 12a – Melhor dois do que um.

Deus não fez o homem para viver só. Quando Ele fez o homem, disse que era bom (Gn 1:26, 27, 31). Mas o bom sozinho estraga, por isso disse Deus: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2:18). Foi ai que Deus fez a mulher e uniu-a ao homem e ambos se tornaram uma só carne (Gn 2:21-25).

É a vontade de Deus o casamento, a união de um homem e uma mulher dentro de Sua vontade.
Quando isso acontece, ambos se fortalecem, se levantam, se aquecem e prevalecem contra toda adversidade. Como é lindo ver isso entre um casal!

v.12b – Cordão de três dobras.

Mesmo usando os princípios divinos para o bom funcionamento de um casamento; é indispensável convidar o autor da união conjugal para estar presente na vida do casal.

Uma corda que se quebra é uma corda fraca. Um casamento que se quebra é porque faltou alguma coisa, é porque enfraqueceu em alguma ou algumas áreas.

Uma corda de duas dobras tem sua resistência, mas não suporta tudo. Um casal que se respeita, se cuida, se fortalece, podem juntos passar por muitas dificuldades.

Uma corda de três dobras não se quebra tão depressa. A corda nesse texto pode representar o casamento; alguns dizem que literalmente é porque agora se consideram “amarrados e presos”.

Posso dizer que o casamento sim é um corda, mas não no sentido ruim. Deus nos atraiu com cordas de amor (Os 11:4) e isso também deve acontecer no casamento. Eu me amarrei com as cordas do amor de Deus por minha esposa e joguei a chave fora!

Se a corda representa o casamento, as três dobras tem para nós um significado muito bonito também.
Deus, o homem e a mulher. Esses três unidos jamais serão vencidos.

Você esta solteiro (a) ainda? Não se case se Deus não estiver no assunto; a corda pode quebrar-se.
Você esta decepcionado (a) com o casamento? Não olhe para os casais que se quebraram (faltou a terceira dobra – Deus); olhe para os que funcionam a muitos anos e estão felizes.
Você esta casado (a), mas perdeu a “chispa” no casamento? Convide Jesus (a terceira dobra da corda) para entrar em seu casamento e veja a sua água (rotina, aborrecimento, mesmice) se transformar em vinho (alegria, renovo, amor constante).

Um comentário:

  1. Adorei e muito inspirantes para casais como para solteiros!

    O senhor chegou a notar que a foto das aliancas que o senhor escolheu sao praticamente identicas as nossas (do Dudu e minha)?? :)

    (perdao faltar acentos nas palavras, pois neste teclado nao tenho essa opcao)

    ResponderExcluir

Salmos 23 para os missionários

Clique aqui para assistir o vídeo