quinta-feira, 21 de julho de 2011

Uma só carne; um só bolso


"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" Gn 2:24.

Escrevendo ainda sobre casamento, lembrei-me de algo que escrevi a um tempo atrás e não publiquei no blog. Vou fazer agora e desejo que seja de bênção para todos.

Continuo pensando em Gênesis 2.

O que vou escrever expressa minha convicção na Palavra. Respeito quem tenha casado com comunhão parcial, ou separação total de bens; mas creio que ser uma carne é ter tudo em comum onde inclui também as finanças do casal.

Faço uma pergunta? Por que se casam com separação de bens ou comunhão parcial? A resposta que escuto de muitos é: “Se um dia separarmos ...”. Creio que quando um casal se casa já com esse “se um dia” é como deixar uma porta aberta no casamento. Pessoalmente sou radical nisso. Não existe esse “se” para mim. Esse “se” é eliminado quando há a terceira dobra no casamento como escrevi ontem.

Quando fui casar-me a 21 anos atrás com minha preciosa Rute; já encontramos dificuldades para casar-nos com comunhão de bens mas conseguimos.

Hoje em dia é o mais comum que os casais se juntam já desunidos. Unem seus corpos, vivem debaixo de um mesmo teto, dormem em uma mesma cama e comem na mesma mesa; mas cada um tem seu "dinheiro" - coitado então do que ganha menos.

Quando me casei, entendi que as palavras “eu e meu” foram apagadas e substituídas pelas palavras “nosso”.

Tristemente vejo casais desunidos nesse sentido. Hoje separam o dinheiro, amanhã os corpos, depois a cama e a mesa e por último a casa voltando-se a encontrar diante de um juiz para oficializar o divórcio. Que triste! Um abismo chama outro, uma separação chama outra.

Entendo que quando há separação nas finanças é porque já há outras separações entre o casal. Provavelmente um dos lados ou os dois lados estão falhando. Se há problemas, não se deve separar mais, mas unir mais.

Se acreditamos ainda na Bíblia; a mesma diz: "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (Gn 2:24). Um só em tudo!

Lute pela plena unidade de seu casamento!

Um comentário:

  1. Fico feliz da Holanda ja ser autamaticamente (sendo, natural) TUDO igualmente compartilhado apos um casamento.

    ResponderExcluir

Salmos 23 para os missionários

Clique aqui para assistir o vídeo