quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Encontrando a excelência

E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17

Excelência é uma palavra que todos apreciam (creio eu), mas que não vemos em todos as ações do ser humano. Na verdade, no mundo que vivemos a excelência esta escassa.

Diante dessa realidade, faço duas perguntas:
Onde posso encontrar a excelência? Em qualquer lugar e em qualquer pessoa.
Encontro sempre a excelência? Infelizmente não. Antes de encontrar a excelência nas pessoas, tenho que encontra-la em mim.

Na semana passada encontrei a excelência nas atitudes de um açougueiro, de um jardineiro e ontem a vi novamente em um pequeno restaurante em um vilarejo.

Quando entrei no açougue, já ouvi bons comentários de um funcionário. Logo comecei a observa-lo; como atendia os clientes, como era seu trato com os colegas de trabalho, como era sua agilidade e rapidez no que fazia, etc.
Meu amigo queria ser atendido pelo "funcionário excelente" daquele açougue; quem não quer? Quando chegou nossa vez fomos atendido por ele; que excelente!

Em um lugar tão cheio de pessoas e com tanto trabalho e em uma cultura do "tudo rápido", esse homem mostrou-nos a excelência.
Atenção, educação, dedicação, esclarecimentos, agilidade, precisão e eficiência, foram algumas coisas que observei nesse trabalhador. Isso tudo resume-se em excelência.

Sai daquele açougue satisfeito com o atendimento e refletindo se cada ser humano fizesse seu trabalho com excelência como nosso mundo seria diferente.

Segui refletindo sobre as atitudes daquele açougueiro e outro dia tive o privilegio de ser ajudante de um jardineiro por algumas horas. Outra vez vi a excelência!

Não consegui saber se o açougueiro conhece ao Senhor, mas o jardineiro que ajudei por algumas horas sim conhece.

Suponhamos que o açougueiro não conheça o Senhor; o desafio de sermos excelentes no que fazemos aumenta. O mundo exige excelência, quer o melhor e não aceita qualquer coisa ou que as coisas sejam feitas de qualquer maneira.

Não sei onde criou-se uma mentalidade de que se é para Deus, qualquer coisa serve. Damos o que sobra de nosso tempo, o resto de nossos recursos e forças entregamos para o Senhor. Isso esta errado e é pecado. O excelente Deus merece nossa excelência.

O jardineiro conhece e serve ao Senhor com todo seu coração. Vi como um cristão excelente deixa um bom testemunho. Ele faz o seu trabalho com alegria, amor, dedicação, com tempo, observando detalhes; em resumo, com excelência. Ele não "esconde as folhas debaixo da grama". Ah, e ninguém esta observando seu trabalho. Só depois que vem o resultado da obra de suas mãos.

Ontem novamente encontrei a excelência. Viajando com minha família, saímos da estrada principal e fomos a um vilarejo procurar algo para comer. Encontramos um único estabelecimento aberto e ali me deparei novamente com a excelência. Bom atendimento, ambiente de família, aconchegante, qualidade na comida e o que todos gostam; bom preço. Novamente sai dali satisfeito pois encontrei a excelência.

Como é bom encontrar a excelência no açougue, no jardim, no restaurante, na vida e nas atitudes das pessoas. Como é bom encontrar a excelência nos que representam a pessoa mais excelente do mundo - o próprio Deus.
Como é bom chegar em um lugar onde os cristãos se reúnem e encontrar a excelência na maneira como se recebe as pessoas, como se tratam uns aos outros, como se faz o trabalho seja de varrer uma sala, de limpar um banheiro ou de cantar ou pregar.

Se fazemos tudo com excelência, poderemos refletir o caráter de Cristo e mostrar realmente que somos a imagem e semelhança do ser mais excelente - Deus.

Se você mostra excelência em tudo o que faz e diz, essa é uma poderosa maneira de pregar o evangelho de Cristo e de dar testemunho do amor de Deus.

Pense como tem sido tuas atitudes, teu trato com as pessoas, com tua família, no teu trabalho, etc.
Crie uma mentalidade de excelência. Pregue com tuas ações excelentes e de vez em quando use algumas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua postura diante da adversidade

Escute essa mensagem em áudio clicando aqui ou na imagem abaixo Deus abençoe sua vida Jorge Seni