quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Um Rio no Jardim - Pisom


11 O nome do primeiro é Pisom: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro;
12 e o ouro dessa terra é bom: ali há o bdélio, e a pedra de berilo.
Genesis 2:11, 12

Deus desenhou um jardim perfeito o qual reflete o plano dele para o homem. Estando dentro do jardim, Adão e Eva estavam dentro do propósito divino da plena comunhão com Deus, mas ao pecar ambos perderam esse privilegio.
Perderam tudo, bem como a benção de desfrutarem do rio e de seus quatro braços de águas.

Deus tem um propósito precioso para todos nós. Se andamos em Sua Palavra, podemos viver esse propósito no qual pode representar esse "jardim". Dentro da vontade do Senhor, estaremos bebendo da água da vida, do rio de Deus. Fora da vontade de Deus, haverá sede e desespero.

Deus chama a todos a voltarem seus corações para Ele. É como voltar para o jardim, para o rio de Deus e saciar a sede da alma e provar das bênçãos que fluem dos quatro braços do rio.

Não sei se você já parou para pensar nesses braços que haviam no rio do Éden. Parei e entendi algumas verdades que quero compartir com você; venha comigo à beira desses braços e conversemos a respeito.

Plenitude

Primeiramente lhe pergunto porque havia quatro braços?
Já esta bem claro que as coisas de Deus não são acidentais e por casualidade; se Ele fez quatro braços no rio é porque tem um significado.

O número quatro na Bíblia fala de expansão total ou plenitude. Pense por exemplo em termos acadêmicos nos pontos cardinais - norte, sul, leste e oeste.
O propósito de Deus, é que o homem viva a plenitude, a totalidade do plano divino para sua vida. Era o que Deus tinha para Adão e por isso fez quatro braços no rio.

Responsabilidade

Deus preparou para você uma vida plena na pessoa de Cristo e te abençoou com toda sorte de bênçãos (Ef 1:3).

A mesma dificuldade de Adão e Eva é a nossa; administrar todas essas bênçãos e não dar ouvido à serpente.

Dessas águas que saiam dos quatro braços, Adão tinha a responsabilidade de lavrar e cuidar da terra.

Deus já proveu plenamente a sustentação de tua vida em todos os sentidos. Talvez você pergunte: "Não vejo isso". Então lhe pergunto: "Você tem sido responsável em cuidar de tua espiritualidade, tua vida emocional, física, teus relacionamentos, etc., alimentando-se das águas de Deus, ou tem ido beber em outras fontes?”.

Abundância

O primeiro braço chamava-se Pisom (Gn 2:11, 12) e significa: Grande difusão de correntes de águas que fluem em aumento gratuitamente sendo lançada para um país estrangeiro.

Esse era o propósito de Deus para Adão e Eva - Desfrutar de Pisom.
Esse é o propósito de Deus para você - que você viva a experiência de uma grande difusão de águas correndo em aumento dentro de teu ser (João 7:37-39).
Viver o propósito de Deus em sua plenitude, é ir alem fronteiras. Nossa visão se dilata, saímos de nossas quatro paredes, enxergamos as oportunidades de Deus para abençoar nossa família, amigos, igreja e as nações.

Valores

Esse braço chamado Pisom, rodeava a terra de Havilá, onde diz no versículo 11 que havia ouro e ouro bom.
Ouro representa a divindade, natureza e a glória de Deus.
Deus queria ensinar a Adão e Eva a valorizar Sua pessoa, a buscar Sua divindade, natureza e glória.
Através de Sua Palavra e Seu Espírito, Deus nos leva a Pisom revelando-nos quem Ele é. Precisamos valorizar Sua pessoa em nossas vidas mais que o ouro ou as riquezas dessa vida!

Também naquele braço se encontrava bdélio e pedra sardônica ou de berilo.
Estamos falando de pérolas e pedras preciosas.

Se o ouro fala de Deus, a pérola fala do homem.

Uma pérola é um grão de pó que foi transformado. Seu processo foi “doloroso” até chegar a ser de grande valor.
Em Pisom, Deus queria lembrar a Adão e Eva que ambos foram feitos à Sua imagem e semelhança e que seriam provados no caráter.
Com a nossa natureza caída, o Senhor nos convida para fazer de nós “pérolas”, caráter formado em Cristo, atitudes de valores, conduta que honra o Senhor o que representa essas pedras preciosas que se encontrava em Pisom.

Deus te chama para Sua plenitude; Deus te chama para tua responsabilidade.
Deus te chama para Sua abundancia e valores.

Venha andar pelo jardim com Ele hoje no braço do rio chamado Pisom.

JLS

Nenhum comentário:

Postar um comentário