sábado, 13 de agosto de 2011

A Unção da Unidade

É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Salmos 133:2.



O óleo, principalmente no Antigo Testamento tem relação com unção e consagração. É importante notar que o texto de Salmos 133:2 destaca “óleo precioso”.



Esse óleo precioso tem a ver com a consagração do sumo sacerdote. Podemos ler isso em Êxodo 29:1, 7 e 30:22-24.

Para fazer esse “óleo precioso”, era necessário cinco ingredientes. O número cinco na Bíblia representa a graça de Deus. Unidade entre irmãos só é possível baixo a unção do Espírito Santo e da graça de Deus.

Quero observar com você os ingredientes usados para fazer o óleo precioso no A.T. e aplicar essas verdades bíblicas para nossa unidade hoje como Corpo de Cristo.

1o ingrediente: Mirra



2o ingrediente: Canela



3o ingrediente: Cana ou cálamo



4o ingrediente: Cássia



5o ingrediente: Óleo



Uma vez que temos definido todos os ingredientes para fazer o óleo precioso da unção, é hora de misturar tudo isso e ver o resultado. Êxodo 30:25.

MIRRA (renuncia e morte para si mesmo para ter unidade) + CANELA (valorizar a unidade pois é difícil de encontrar; é um presente trocado entre os nobres reis) + CANA ou CÁLAMO (triturar nossa vontade, espalhar a fragrância da unidade, restauração) + CÁSSIA (flexibilidade, humilhar-nos, pedir perdão, desenvolvimento natural da comunhão) + AZEITE (unção do Espírito Santo) = UNIDADE.

“É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla dos seus vestidos”. Salmos 133:2.

Uma vez que o óleo precioso estava preparado, tinha que ser derramado sobre os utensílios e o sacerdote (Êxodo 30:26-30).

No sacerdote esse óleo era derramado na cabeça e logo o óleo corria pela barba e chegava até a orla de suas vestes. Tudo isso tem significados profundos para nós hoje.

      1.      Óleo precioso na cabeça: Pensamentos, direção.

A unção de Deus e a unidade com a igreja, deve ser nossa maneira de pensar e tudo deve ser dirigido nesse propósito.

      2.      Óleo precioso na barba: Autoridade, respeito.

A igreja tem autoridade no mundo espiritual e físico quando ela é unida. O mundo a respeitará mesmo não querendo viver o que ela vive.

      3.      Óleo precioso até a orla dos seus vestidos: Até chegar nos pés, caminhar.

Nossa caminhada diária deve estar marcada pela unidade.
Óleo no pé, da descanso.

Nosso caminhar diário (nossa unidade), deve ter esse precioso óleo com todos esses ingredientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário