terça-feira, 13 de setembro de 2011

Oração é Confissão

Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. Salmos 141:2

Sigo lendo sobre oração e passando por um tempo onde o Senhor continua confirmando que orar é o caminho.

Confesso a Jesus como meu Senhor e confesso a Ele meus pecados. Com essa experiência, desejo compartir com você que orar é também confessar.

Oração também é confissão e confissão é o reconhecimento de um fato acerca de si próprio ou de outrem. Pode estar relacionado com a confessar pecados pessoais em um ato de reconhecimento de sua miséria, como também em uma afirmação da grandeza e bondade de Deus.

Confissão no AT

Há uma palavra no hebraico para confissão chamada “todah” e tem a ver com contorcer-se em aflição por causa dos próprios pecados.

O clássico capítulo de confissão no AT para mim é o Salmos 51. Leia pelo menos os versos 3, 4.

Em Esdras 10:10, 11 encontramos a expressão “fazei confissão” (fazei o “todah”). Essa palavra hebraica quer dizer literalmente “estender a mão”.

Uma das orações de Daniel, ele tanto exalta ao Senhor como confessa os pecados do povo (Daniel 9:4, 5).

É necessário chegar diante do Senhor em uma sincera oração de confissão, de “todah” de nossos pecados!

Também encontramos a palavra “yadah” no hebraico, e está relacionada com levantar as mãos em adoração a Deus. Há mais de 100 referências no AT da palavra “yadah”. Leia novamente o Salmos 141:2.

Após contorcer-se por nossos pecados, confessando-os e abandonando-os através da confissão (Provérbios 28:13); somos livres para levantar as mãos em adoração a Deus e confessar que Ele é o Senhor de nossas vidas.

Confissão no NT

O termo grego para confissão no NT é “homologia” (retórica, repetição monótona). Isso quer dizer “aquilo que é reconhecido ou confessado; exemplo:

1 João 1:9 diz “se confessarmos os nossos pecados”; aqui tem a idéia clara de confissão de pecado, semelhante ao AT. Reconhecer e confessar nossos pecados diante de Deus e das pessoas é o caminho para sermos livres.

Quando a confissão de pecados acontece, então teremos a autoridade no mundo espiritual de confessar o senhorio de Cristo em nossas vidas como o texto de Romanos 10:9 “confessares ao Senhor Jesus”.

Orar é confessar!
Confessar é “todah”!
Confessar é “yadah”!
Confessar é “homologia”!

Confessar é libertar-se do pecado e ser livre para viver uma vida plena, levantando mãos santas (1 Timóteo 2:8) em oração e adoração ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua postura diante da adversidade

Escute essa mensagem em áudio clicando aqui ou na imagem abaixo Deus abençoe sua vida Jorge Seni