quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Deus fará Sua parte se fizermos a nossa

2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Posso entender que viveremos o quinto ponto "se" fazemos os quatro primeiros. Encontro aqui então, condições para Deus ouvir nossas orações, para o perdão e a cura.

1. Quebra de orgulho, arrogância, auto-suficiência
2. Remover de todas as barreiras para a oração
3. Voltar a buscar ao Senhor
4. Converter-se dos maus caminhos
5. Esperar pelo amor, misericórdia e graça de Deus

Que você seja também abençoado e levado pela Palavra e o Espírito Santo, a uma vida profunda e eficaz de oração.


1. Quebra de orgulho, arrogância, auto-suficiência

2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Devemos humilhar-nos diante de Deus. Reconhecer que somos pó, miseráveis e necessitados de Sua graça e misericórdia.

Devemos confessar que somos seres orgulhosos, de "dura cerviz", que resistimos à correção e exortação, que temos o "nariz empinado" crendo que somos alguma coisa em nós mesmos.
Facilmente nosso orgulho fica "ferido" e fazemos uma coleção de ressentimentos.

Provérbios 16:18 diz: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda".
É assim que acontece com o orgulhoso; ele vai à ruína e à quebra.

Deus nos convida a humilhar-nos diante dele.

Quando nos humilhamos diante de Deus, Ele nos exalta diante dos homens. Quando nos exaltamos diante dos homens; somos humilhados diante de Deus. JLS

Leia com atenção Tiago 4:6-10

6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Deus resiste ao soberbo, mas estende Suas mãos aos humildes.

7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Para vencer o orgulho (que vem do diabo), devemos submeter tudo a Deus e assim resistiremos o ser mais arrogante do mundo (Satanás) e ele fugirá com seu orgulho de nós. 

8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

Para aproximar-nos de Deus, devemos deixar nossa arrogância de lado, devemos limpar nossas mãos sujas com o pecado e aproximar-nos dele com muita disposição e purificando nossos corações.

9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

O orgulhoso não sente suas misérias. Mas se reconhecemos que necessitamos do Senhor, devemos senti nossas misérias; não as dos demais e lamentar e chorar profundamente na presença de Deus.
Muitos choram diante de Deus, mas porque esta passando por alguma luta. Já derramamos lágrimas de arrependimento de nosso orgulho?
Devemos converter nossas "festinhas"em joelhos dobrados e rosto no chão; humilhando-nos diante do Senhor.

10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Quando chegamos a esse ponto de reconhecer totalmente nossas misérias e que não somos o "super herói"da história, nem o "mocinho bom do filme", mas pecadores necessitados da misericórdia de Deus; acredito eu que é o momento que Deus nos levantará diante dele e dos homens.

2. Remover de todas as barreiras para a oração

2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

O povo de Deus esta como esta porque deixou a oração de lado. Hoje, orar é para quem não tem o que fazer quando deveria ser a atividade mais importante do dia. Devemos pedir perdão pela negligência e abandono do altar da oração e voltar a viver diante do trono do Senhor.
Trocamos a oração pela:

TV

Podemos passar três horas vendo um filme, duas horas vendo uma partida de futebol, uma hora vendo uma novela; mas não oramos 10 minutos no dia.

Internet

Dedicamos muito tempo em grupos sociais, chats e até em sites que comprometem a santidade do Senhor em nossas vidas ou sites de fofocas até "evangélicas". O que buscamos no YouTube? Como esta o nosso histórico do Internet Explorer, Safari ou Opera? Quantos casamentos abalados por "amizades virtuais" que logo afetam os relacionamentos reais? Quando jovens "perseguidos "por pessoas maldosas porque escrevem até a hora que vão tomar o ônibus em seu Twitter? Quantos homens presos a sites pornográficos (afinal ninguém esta vendo) e depois não entendem porque o relacionamento com a esposa anda mal? Quantas mulheres casadas envolvendo-se com homens em sites de relacionamentos e depois não entendem porque são assediadas?
Quantos cristãos que ao invés de usar a internet para edificação e conhecimento, usam para encher-se de lixo virtual e logo não entendem porque não tem vontade de orar?    

Recreação

Hoje a "febre" são as academias. Perder as "gordurinhas" é a meta das mulheres; ganhar massa muscular dos homens. Muitos cristãos entram nas academias com a intenção de cuidar da saúde física, mas depois "pegam gosto" e partem para outros caminhos como um "culto ao corpo". Espelho na academia e em casa não podem faltar. O que ganhamos na academia queremos mostrar; afinal é um investimento de tempo, dinheiro e suor. Ai temos outro problema; começa as roupas sensuais tanto para a mulher como para o homem. Um abismo chama outro!
Jovens que sacrificam cultos ao Senhor para jogar futebol. Se não são profissionais, vale a pena?
PlayStation, Xbox e outras consolas de jogos; são tão bem usados quando a Bíblia junta poeira.

Assim estamos vivendo na semana e no domingo queremos que os céus se abram, que os anjos voem sobre nós onde é possível sentir o vento das asas passando em nosso rosto! Como? Como queremos vencer levando uma vida assim?
   
Devemos remover as barreiras que nos impedem de orar! 

Essas coisas são como "rei Uzias" para o profeta Isaías (Isaías 6); devem morrer!
Devemos abrir mão de tudo que nos impede de orar. Você esta disposto (a)?

Ontem na oração no VP, escrevemos em um papel o que nos impede de uma vida plena de oração e levamos na cruz de Cristo.

Isaías 53:5
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Faça o mesmo hoje. Pare, pense e ore. Peça ao Senhor para te ajudar a entender quais são esses obstáculos que te distancia da vida de oração.

Pense e ore sobre essas textos:

Colossenses 2:14
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Gálatas 2:20
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

3. Voltar a buscar ao Senhor

2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Não buscar as coisas desse mundo como prioridade, mas voltar a buscar de todo coração a face do Senhor.


A igreja vive face a face com o mundo, a TV, as novelas, filmes, internet. Intimidade, face a face com Deus é o que precisamos.

4. Converter-se dos maus caminhos


2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Temos nos desviado como igreja. Vamos por nossos caminhos e decisões. Escutamos a Palavra, mas no final fazemos o que queremos. Precisamos nos converter de novo. Há incrédulos dando melhor testemunho que muitos crentes.


5. Esperar pelo amor, misericórdia e graça de Deus

2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Se fizermos isso o que Deus nos pede nesse versículo, Ele ouvirá dos céus nossa oração, perdoará nossos pecados e sarará nossa terra.


JLS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lucas, um cristão comprometido