segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Toda palavra de um líder é Palavra de Deus?

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Atos 17:11.

Vivemos em tempos onde a necessidade é visível e palpável de uma liderança séria, integra, capacitada e comprometida com seu legado.
Fala-se muito de lideres e percebo que em muitos casos há muito interesse nisso por causa de “posição” e “status”.

Se alguém não se realizou no mundo como “líder”, aconselho por favor que não procure a igreja como “bode expiatório” de seus sonhos frustrados usando inclusive o nome de Jesus para satisfazer o ego ferido de não ser um líder no mundo e querer usar agora o Evangelho para isso.

Posição, título, popularidade e status, são palavras que não fazem parte do ensino do Senhor Jesus.
Ele disse que no Reino é exatamente o contrário; o que quer ser o maior, seja o menor.
No Reino, o “chefe” serve o cafezinho para o “empregado”.

Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Lucas 22:26.

Tanto a sociedade, como a igreja sabe quem lidera por amor e quem lidera por interesse.
Preocupa-me que o que um líder diz, o povo ou a maioria toma como “Palavra infalível e inquestionável de Deus”. 
Submeto o que digo à Deus, à Sua Palavra, aos meus pastores e à Igreja do Senhor.
Não sou “dono da verdade”, mas sim conheci a verdade que é Jesus (João 8:32, 36), e também reconheço que meu conhecimento da verdade vai aumentando cada dia mais que me relaciono com o Senhor Jesus.

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4:18.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pedro 3:18.

Infelizmente muitos já não ouvem a Palavra; mas sim o famoso pregador ou líder que usa a Palavra. Lê um versículo e começa a contar histórias, a igreja fecha a Bíblia e "viaja". 
Se é o Apóstolo, Bispo, Pastor, Evangelista, Pregador que disse, então aceitamos. Não, não façam assim.
A Igreja de Berea estava diante do Apóstolo Paulo e mesmo assim, examinaram o que ele dizia para ver se tinha base na Palavra.
Muitos nomes, pregações e frases estão acima da Palavra hoje em dia. Não deve ser assim. 

Cuidado! O próprio apóstolo Pedro foi usado pelo Senhor em declarar que Jesus é o Filho do Deus Vivo (Mc 8:29) e depois deixou o diabo usar sua boca e foi repreendido pelo Senhor (Mt 16:22, 23). Temos que cuidar muito para sermos usados somente pelo Senhor, mas não estamos livres de acontecer o que aconteceu com Pedro; que o Senhor nos ajude que nunca aconteça.

Os talentos, a boa oratória e o poder da persuasão junto com a fama do nome do pregador unindo à ambição de juntar multidão para fazer um “show gospel” com interesse financeiro ou/e outros interesses, fazem com que se ignore a conduta, o testemunho e a espiritualidade do que esta em um púlpito ou palco. Além das "estrelas" com seus caches, muitos pastores que expõem as ovelhas a esse tipo de “pasto”, terão que um dia dar conta diante do Pastor dos pastores.
Ah, e o dinheiro que ganharam nesses eventos não servirá para pagar sua culpabilidade diante do Justo Juíz.

Gosto de pensar, analisar, escrever; mas logo vejo se o que digo esta de acordo com as Escrituras.
Muitas vezes pregando ou escrevendo, uma frase que vem ao meu coração como fruto de minha meditação na Palavra, eu a escrevo mas logo procuro um versículo bíblico para ver se tem fundamento. Tanto que quando coloco no blog “Palavra do dia”, coloco uma referência bíblica.
Minhas frases ou pensamentos não são mais importantes ou brilhantes que a de meu Mestre! 

O próprio apóstolo Paulo tinha entendimento sobre isso e ao escrever aos coríntios sobre relacionamento, em um momento ele disse "digo eu não o Senhor" (1 Co 7:12). Aqui ele deixa claro que é sua opinião pessoal e não palavra do Senhor.

Faço um chamado ao povo de Deus que atuem como a Igreja de Berea.

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos 17:11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário