sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O problema do ser humano: Sua liberdade



Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5:13.


Há um pássaro em Guatemala que é o símbolo da nação. Ele se chama Quetzal. Se esse pássaro estiver em uma gaiola ele morre. Só é possível viver se estiver livre. 
Assim somos também.

Mas se temos liberdade, o que fazemos com ela? Como usamos nossa liberdade? Sabemos usa-la?

Tenho pensado nesses dias que o maior ou um dos maiores desafios do ser humano é como lhe dar com a liberdade.

Não teria sido melhor Deus colocar um "botão" no ser humano e quando esse fosse fazer algo errado, Deus apertaria o botão e estaria tudo resolvido.
Por que não é assim?
Por que Deus fez o homem para ser livre até se o mesmo quiser pecar?

Normalmente se confunde liberdade com libertinagem.
Muitos cristãos que viveram em uma opressão de "tudo não pode", quando tem a oportunidade, não sabem manter um equilíbrio e vão ao outro extremo.

Liberdade não é fazer o que quero, mas sim o que é certo.

O que você faz com sua liberdade?

Um comentário:

  1. Realmente é um "problema" a liberdade, por que se analisarmos a história grandes batalhas foram travadas em busca da liberdade. Deus fez o homem livre mas o homem se sentiu no direito de aprisionar seu irmão, criando assim um ciclo vicioso de revoltas, conquistas e conquistados. Nos dias de hoje a "liberdade" é considerada por muitos o bem mais precioso e cada dia mais as pessoas se sentem a vontade para fazer o que acham certo ou simplesmente mais fácil, se esqueceram de Deus e de seus princípios, perderam o temor. Inverteram-se os valores usamos as pessoas e amamos as coisas, quando deveriamos amar as pessoas e usar as coisas e justamente por sentir-nos tão livres, fazemos nossas vontades e as vontades das pessoas que nos são mais próximas e nos esquecemos da única vontade que realmente importa, a vontade Daquele que morreu por nós, que foi crucificado para que hoje, todo ser humano possa encher sua boca, e dizer "... eu faço o que eu quero por que eu sou livre..."

    ResponderExcluir