sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Deus dava testemunho de Jó

Que honra é receber um elogio do diretor ou chefe no trabalho, do governo ou de qualquer figura de autoridade. Muito mais honra é o ser humano receber testemunho do próprio Criador. Isso aconteceu com Jó e pode acontecer também conosco. Para isso não depende de Deus mas de nós mesmos.

Jó 1:6, 7
6 E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
7 Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.

Esses dois versículos nos apresenta o Criador dando testemunho da criatura, o Senhor dando testemunho do servo; Deus dando testemunho de Jó.

Há versões da Bíblia que dizem que os “filhos de Deus” eram os anjos.
Imagine como Satanás é atrevido. Os anjos vieram se apresentar e ele se “meteu” sem ser chamado. Assim ele faz sempre!
Creio que ninguém gosta de pessoas atrevidas que se metem onde não são chamadas. Cuidado; esse tipo de atrevimento já sabemos de onde vem.

Deus pergunta para Satanás de onde ele vem e sua resposta é: “De rodear a terra e passear por ela”. Uh... existe um passeio que não é legal não; esse é o de Satanás.
Esse “passeio” que ele faz me lembra o que Pedro disse: “anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8).

Cuidado! Temos que tomar cuidado com nossos “passeios”; que sejam sempre com o Senhor.
Se vamos “passear” pela terra sem o Senhor como Adão e Eva fizeram no jardim, pode acontecer que quando venha o Senhor para passear conosco, a gente venha se esconder dele por já ter feito algo errado tendo como conseqüência a quebra de nossa comunhão (Gênesis 3:8-10).

Jó 1:8
E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal.

Nesse passeio de Satanás na terra, Deus pergunta se ele tinha observado Seu servo Jó.
Bom, penso que Deus fez essa pergunta com dois propósitos.

      1.      Deus já sabia que Satanás não iria falar de Jó e seu testemunho.

Satanás não tem prazer em falar das coisas boas.
Pode uma pessoa ter mil virtudes e ele vai falar só e do único problema ou fraqueza que a pessoa possa ter. Coloque uma folha em branco diante de você e faça um ponto preto no meio da folha e se pergunte o que você esta vendo. A resposta é simples: O ponto preto. Já pensou em ver todo o restante da folha que esta branca?

Me preocupo com pessoas que não conseguem encontrar nada de bom nos demais. Me preocupo se estão “passeando pela terra com Satanás”.

      2.      Deus queria falar de Jó e seu testemunho.

Deus sabia que Jó não era perfeito. Ao contrario de Satanás, Deus tem prazer em destacar as virtudes, as motivações corretas do coração, as ações que honram Seu nome e refletem Seu caráter. Normalmente até para Deus chamar a atenção em algo de errado em alguém, primeiro Ele começa falando das coisas boas que a pessoa fez.

Fico feliz quando escuto pessoas que procuram sempre destacar as coisas boas dos demais e não falam mal dos defeitos que possa ter as pessoas, mas oram pela mesma.

Gosto muito do que Paulo escreveu aos filipenses. Vamos ler juntos:

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8

Fazendo assim, podemos dizer na prática com quem “passeamos na terra”.

Jó 1:8
E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal.

Deus deu testemunho de Jó para Satanás.
Cada vez que leio esse texto, fico pensando que meu nome é conhecido em três esperas; céus, terra e inferno.
Costumo perguntar-me o que Deus esta falando de mim.

Não é difícil eu dar bom testemunho dele; minha questão é se Ele da testemunho de mim.
Ficamos muito preocupados com o que as pessoas dizem a nosso respeito, mas o que vale é o que Deus diz. 

Deus deu bom testemunho de Jó. Ele também esta dando bom testemunho de você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Turma - Curso Prumo Divino