sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Nosso Exemplo

Filipenses 3:17 - Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.

Estamos diante da realidade de um mundo que necessita urgentemente de uma boa referência e modelo. Há uma extinção de uma liderança integra em nossa atualidade.

Pessoas estão decepcionadas com a liderança começando no lar. Pais que não cumprem seu papel e estão ausentes dos filhos; figuras de autoridades também na política, na educação, na religião que também tem decepcionado.

Para quantos filhos hoje em dia, os pais são seus heróis ou seus vilões?
Quem da crédito hoje em um político ou em um padre ou pastor? Com os escândalos, muitas pessoas generalizam e tacham a todos como sendo do mesmo “saco de batatas podres”. Que pena!

Em um mundo carente de referência, exemplos e modelos para seguir, não posso dizer que tudo esta perdido e que não há mais pessoas integras; se assim for, não posso confiar nem em mim mesmo e se você pensa assim não pode confiar nem em si mesmo (a) mais.
Acredito e sei que sempre há pessoas integras, honestas, sinceras e que ainda são modelos para uma sociedade apodrecida na vergonha de maus exemplos.

Nos dias de Paulo, não foi diferente; ele também sofria desse problema juntamente com sua sociedade. Havia uma hipocrisia quase que generalidade na religião e na política em seus dias. Podia-se contar nos dedos lideres como Gamaliel, Nicodemos ou José de Arimatéia.

17 - Sede também meus imitadores, irmãos, ...

Após tantos tratos de Deus na vida de Paulo, ele tinha a capacidade de poder dizer aos irmãos de Filipos que o imitassem. Ou Paulo foi uma pessoa enganada ou verdadeiramente foi um líder de referência; fico com a segunda opção ao estudar sua biografia.

Há em nossos dias líderes que podemos dizer que é possível seguir no sentido correto da palavra?

Vejo uma mudança de valores nesse sentido; quando há um líder comprometido, lutando por idéias que beneficiam vidas com a base de suas ações colocadas nos pilares da integridade e da verdade, acontece que muitos não o “imitam” e não o tomam como exemplo ou modelo a seguir ou fazer o mesmo.
De repente aparece o “salvador da pátria”, o que tem um poder de persuasão impressionante, uma oratória invejável e uma habilidade única de esconder a podridão que leva dentro e os interesses e motivações totalmente pessoais no que faz usando uma posição para adquirir o que quer. Líderes assim alcança muitas vezes milhares de seguidores que se tornam cegos como ele e vão todos juntos para um abismo de perdição.

Há ainda pessoas na política, na educação, na religião que são integras? Minha resposta é sim.
Um conselho que dou para todos: Como saber se um líder é um exemplo a seguir? Leia Mateus 7:20; lá esta a resposta.

Paulo chamava a responsabilidade para si colocando-se como referência, modelo e exemplo a seguir. O que dava a esse homem essa total segurança? O que levava um homem como Paulo dizer aos demais que podiam fazer as coisas que ele fazia e iria dar certo?

O segredo é que só temos autoridade em dizer para as pessoas nos seguirem quando nós seguimos a outros. No caso de Paulo, ele seguia e imitava a Cristo (1 Coríntios 11:1).

“Toda pessoa em autoridade esta submissa à autoridade”

Esse é o segredo; essa é a autoridade que uma pessoa tem.

Em um mundo onde cada vez mais cada um quer ser “dono de seu nariz” (quantos narizes quebrados por causa disso), e com as decepções com figuras de autoridade, muitas pessoas se tornaram “chefas” de si mesmas onde não prestam contas do que sentem, pensam ou fazem.  
Precisamos de pessoas integras para dizer às outras; sigam-me e vamos juntas chegar à solução do problema.

Cristãos imitavam a Paulo porque Paulo imitava a Cristo.

17 - ... e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.

Paulo expressa a necessidade do cuidado que os irmãos tinham que ter em observar a conduta dos demais através do modelo que ele tinha deixado.

O padrão de conduta estava claro, a referencia existia, o modelo foi ensinado e o exemplo estava diante deles. Não havia como errar; o que saia fora desses parâmetros não servia para imitar.

Quando não há um bom exemplo na família, na sociedade ou nas figuras de autoridades, então há a carência de uma referência e o resultado pode ser um caos.

Tenha cuidado! Conheça bem as pessoas, não confie na primeira. Use o tempo para ter a certeza de suas intenções.
Tenho vários exemplos no ministério de pessoas que me disseram: "Estive te observando por muito tempo antes de tomar a decisão de freqüentar essa igreja". É assim!

Acredito ainda haver pessoas que ocupam postos de autoridades sobre outras que são integras, honestas e com motivações corretas. Acredito nisso dentro do campo da política, da educação, da saúde, da economia, da religião, etc.

Ah, logo é pensar não somente na integridade da pessoa, mas em qual caminho ela aplica essa integridade. Paulo disse para que o imitassem porque ele imitava a Cristo; esta claro?

É minha oração e dedicação que minha vida possa inspirar a muitos a seguir ao Senhor e posso dizer que se alguém me segue, vai chegar a Cristo.

Você pode ser um exemplo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário