segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Nosso Cuidado

Filipenses 3:2, 3
2 - Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;
3 - Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.

Seguindo com a mensagem do último domingo (01/01/12), já comparti a respeito de NOSSO MOMENTO que estamos passando que é a virada de 2011 para 2012.

Nesse novo ano, temos que tomar os devidos cuidados com algumas coisas. O texto que o Senhor nos deu no domingo fala a respeito de três que devemos guardar-nos.

2 - Guardai-vos dos cães, ...

Observe que o texto diz “guardai-vos” e não “o Senhor vos guardará”.
Entendo que temos que fazer nossa parte em estarmos atentos.

Os cães podem representar falsos mestres, pregadores ou pastores que deturpam o Evangelho de Cristo levando o rebanho à destruição.
São comparados com os lobos (João 10:12) e representam a ferocidade em arrebatar a presa para derramar sangue (Gênesis 49:27), destruição (Jeremias 5:6) e crueldade para seguirem a avareza (Ezequiel 22:27).
Se apresentam na ausência do líder ou irmãos. São cruéis e não poupam ao rebanho (Atos 20:29).
Não entraram nos céus (Apocalipse- 22:15).

Mateus 7:6
Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.

Para os judeus, cães e porcos (Lv 11:7) são considerados impuros.

“Não deis aos cães as coisas santas” parece ser uma alusão ao ato do sacerdote de lançar a carne do sacrifício (holocausto) para que os cães a comessem.

“deitar aos porcos as pérolas” pode ter a ver com à atitude de um homem rico que joga as “pequenas pérolas”, que tinham aparência semelhante às ervilhas e milhos, para que os porcos as comessem.

Podemos entender que o Senhor se referia às pessoas que gostam de levantar dúvidas sobre a fé cristã e da veracidade da Bíblia (“as pérolas” e “coisas santas”).

Cães e porcos podem representar os incrédulos ou zombadores do evangelho.

Por isso:

Mateus 7:15
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

2 - ..., guardai-vos dos maus obreiros, ...

A diferença entre os cães e os maus obreiros é que os cães, as vezes não os vemos, mas os maus obreiros sim. Os cães estão disfarçados, mas os maus obreiros não; eles se apresentam como obreiros. 

Maus obreiros são pessoas que se chamam a si mesmas para ocupar o ministério que Deus não os chamou.
Estão ocupando posições dentro da casa de Deus, mas por serem maus, prejudicam a obra de Deus terrivelmente.
Como saber que um obreiro é mal? Respondo com uma pergunta: Como saber que a árvore é de manga ou de laranja? Pelos frutos.

2 - ..., guardai-vos da circuncisão;

Sempre houve um terrível espírito religioso que perseguia a igreja. Isso não mudou em nosso tempo.

Para Jesus, a maior dificuldade em seu ministério, não foram os pecadores, não foram as doenças, limitações, dificuldades e nem mesmo os demônios; mas sim os religiosos.

A religiosidade engessa a liberdade no Espírito.
É triste ver pessoas sinceras procurando servir a Deus, mas escravas de um espírito religioso.

Assim como a circuncisão nos dias da igreja primitiva, a religiosidade em nossos dias nos dita todas as regras, o que se pode e não se pode fazer e como fazer.
A religiosidade tenta colocar Deus em uma “caixinha” e diz que Ele não pode fazer nada que esteja fora das regras estabelecidas.

3 - Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, ...

Que o Senhor nos “guarde” da circuncisão.
Que possamos entender que em Cristo, nosso coração é circuncidado e servimos a Deus em espírito.

2 Coríntios 3:17
Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

3 – ..., e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.

Nos gloriamos em Cristo. Ele é a nossa glória; nele confiamos!
Não confiamos na força ou capacidade de nossa carne; esse é outro cuidado que temos que ter mas no Senhor (Jeremias 17:5-8).

Que nesse ano de 2012 você possa fazer sua parte em guardar-se dos cães, maus obreiros e do espírito religioso.
Lembre-se que a vida no Espírito nos faz livres e nos gloriamos em Cristo e não na força do nosso braço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Soltar para abraçar