sábado, 7 de janeiro de 2012

Nossos Inimigos


Tenho pelos menos ainda dois pensamentos sobre Filipenses 3. Essa semana foi uma semana do Senhor falar muito comigo nesse texto.
Os dois pensamentos são "Nossos Inimigos" e "Nossa Esperança". Escreverei sobre nossos inimigos nessa oportunidade.

Filipenses 3:18, 19
18 - Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,
19 - Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.

Deus é lindo! Sua obra é linda! Há tanto prazer em viver e servir a Deus, mas em meio a toda essa alegria, há também inimigos da cruz de Cristo; há também aqueles que se levantam para denegrir, caluniar, opor-se a essa alegria de viver e servir a Deus.

Paulo em sua preocupação com essa realidade, advertiu aos irmãos por muitas vezes e através dessa carta estava fazendo novamente e com lágrimas.

Esses dois versículos me lembram os versículos 2, 3 que Paulo escreveu sobre os cuidados que devemos ter com os cães, com os maus obreiros e com a circuncisão; nos versículos 18 e 19 ele alerta a igreja a respeito dos inimigos da cruz de Cristo. Os elementos dos versos 2 e 3 estão relacionados com esses inimigos também.

Características dos inimigos da cruz de Cristo:

      a.    O fim é a perdição.

Ainda que aparentemente podem ter um presente “brilhante”, o que conta é o fim e o texto deixa claro como será o fim dos inimigos da cruz de Cristo.

      b.    O deus é o ventre.

Vivem para a satisfação da carne. Isso é horrível!

      c.     A gloria é para confusão deles.

A versão NVI deixa o texto mais claro: “tem orgulho do que é vergonhoso”.

      d.    Só pensam nas coisas terrenas.

Tem que dar alguma explicação? Com certeza que não.

Por que são inimigos da cruz de Cristo?
Porque a cruz fala de renuncia, de morrer para si mesmo (Lucas 9:23) e quem não esta disposto a isso, odeia a mensagem da cruz considerando-a loucura (1 Corintios 1:18, 19).

Não se envergonhe da mensagem do Evangelho que o centro é o sacrifício de Cristo na cruz (Romanos 1:16). 
Não se envergonhe da cruz de Cristo nem do Cristo da cruz diante de seus inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário