domingo, 22 de janeiro de 2012

Para Ser Feliz - II

Salmos 1:2. “..., nem se detém no caminho dos pecadores, ...”

Para ser feliz há três situações que não posso estar envolvido.
Comparti a primeira na quinta 19/01/12 aqui no blog que é “feliz o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, ...”; e hoje quero compartir a segunda grande verdade bíblica sobre esse assunto.

O homem para ser feliz não pode “deter-se” no caminho dos pecadores.

Vamos pensar em um exemplo muito simples. Acabou o expediente do dia e os amigos convida o Pedro (nome fictício) para ir tomar uma cerveja; sua esposa e filhos o espera para o jantar. Ao invés dele ir para casa, ele pensa que não tem nada de mais sair um pouco com os amigos, afinal o dia foi estressante. Sua esposa e filhos jantam sozinhos sem a presença do marido e do pai.

No outro dia, o convite aparece de novo e o Pedro começa a “deter-se” nesse caminho quando deveria cumprir com suas responsabilidades no lar que é acima de tudo dar sua presença.
Infelizmente muitos pensam que somente trabalhar e colocar o dinheiro dentro de casa é suficiente. Dinheiro e bens não substitui a presença.

Nesse ambiente o Pedro de nossa história, começa a ter problemas em seu casamento; brigas começam a surgir, filhos começam a ficar rebeldes e ele vai ficando desgostoso e pensando que o melhor é ficar mais tempo no bar que em casa. Conto o final da história? Já sabemos!

Muitas vezes será inevitável e “passaremos” pelo caminho dos pecadores; mas deter-se é o problema.
Alguém disse com propriedade: “Não posso impedir que os pássaros voem sobre minha cabeça; mas posso impedir que eles façam ninho”.

Normalmente nos detemos em um caminho diante de algo que nos chama a atenção. Um homem facilmente se detém diante de uma loja de eletro-eletrônicos e as mulheres diante de lojas de sapatos e roupas; até aí tudo ok.

O problema é deter-se no caminho dos pecadores. Ao parar nesse caminho é porque algo de fora esta chamando a atenção de algo que está dentro de nós. Isso é muito sério e perigoso e é o caminho direto para a infelicidade.

Leia com atenção Tiago 1:14, 15

14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Vamos pensar um pouquinho nesse texto?
Cada um é tentado em sua “caminhada diária” , quando é atraído por algo externo no “caminho dos pecadores” e é enganado pelo seu próprio desejo pecaminoso interno.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?  Jeremias 17:9

Ao “deter-se” no caminho dos pecadores; o desejo é concebido gerando o pecado mesmo sem ter praticado (Mt 5:27, 28) e a morte espiritual acontece.

27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Mateus 5:27-28

Só nos detemos diante de coisas que nos chamam a atenção. Um bom exemplo é quando estamos diante da TV com o controle remoto na mão. O homem fica trocando de canal todo tempo (o que irrita a mulher) e quando algo chama sua atenção; então ele se “detêm”.

Você quer ser mesmo feliz?

Felicidade é uma decisão! É a decisão da escolha certa; do caminho certo!
Deter-se no caminho dos pecadores; não trás felicidade ao homem.
O caminho dos pecadores é um “caminho espaçoso”, mas conduz à perdição. Infelizmente muitos entram e se detêm nesse caminho.

13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Mateus 7:13-14

Além de ser um caminho que conduz para à perdição; aparentemente é inofensivo; por isso muitos dizem: “Isso não tem nada a ver. Ninguém é de ferro, você também pode deter-se aqui um pouco, etc.”.

Detêm-se por favor um pouco, mas nesse texto bíblico:

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14:12.

Quer ser feliz?

1. Não ande segundo o conselho dos ímpios.
2. Não se detenha no caminho dos pecadores.
3. Venha andar no Caminho que é Jesus.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Turma - Curso Prumo Divino