terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Apressa-te


Salmos 70
É verdade que vivemos em um mundo com pressa. Esse salmo é muito bem-vindo em nosso contexto diante de uma mentalidade completamente "sem tempo".
A grande verdade é que sim todos tem tempo. Só não há tempo para o que consideramos menos importante.
Vejo pessoas tendo tempo para irem ao trabalho, escola, clube, recreações, vida social e também vejo pessoas buscando a Deus. É bem simples entender isso; elas fazem tempo para o que consideram importante.
Esse Salmo não tem nada a ver com quem não faz "tempo para Deus". É um salmo para quem conhece a Deus e tem uma relação pessoal com Ele.
Para entender isso, devemos lembrar quem escreveu esse salmo - foi Davi; ele conhecia muito bem a Deus e o tinha como seu Senhor.
1 Apressa-te, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me.
Aqui lemos o que eu disse; Davi chama a Deus de Senhor.
Ele não somente o chamava de Senhor, mas o honrava, adorava, servia-O, reconhecendo a autoridade divina sobre sua vida.
Essa relação que ele tinha com Deus, dava a ele a confiança de pedir "apressa-te".
Você conhece a Deus? Tem a Ele como Senhor? Desfruta de uma relação diária com Ele? Já entregou sua vida completamente para que Ele seja seu Salvador e Senhor?
Se isso não aconteceu ainda; "apressa-te" em fazer ainda hoje.
Se Jesus já é Senhor em sua vida, você pode ter sim a confiança de pedir para Ele se apressar em situações onde é necessário o livramento e a ajuda.
2 Que os ímpios sejam tratados.Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; tornem atrás e confundam-se os que me desejam mal.
3 Que os ímpios sejam tratados.Voltem as costas cobertos de vergonha os que dizem: Ah! Ah!
A pressa que Davi tinha em receber de Deus livramento e ajuda, estava relacionada com situações onde envolviam pessoas ímpias que estavam perturbando-o.
Ele sabia que não podia fazer vingança com suas mãos, mas tinha que deixar nas mãos de Deus e confiar que Ele entraria com pressa em ajuda-lo.
Sim há momentos que necessitamos da ajuda de Deus com urgência. E Ele faz!
4 Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus.
Diante da pressa em ser ajudado diante de pessoas ímpias, o salmista podia folgar e alegrar-se na presença do Senhor. Buscar a Deus nunca deve-se fazer com pressa.
Ninguém assiste um filme com pressa, ninguém gosta de ler um livro com pressa, ninguém gosta de fazer um esporte ou ter um momento de recreação com pressa.
Por que para buscar a Deus, devemos ter pressa?
Não vejo as pessoas em um estádio de futebol ou show olhando o relógio para ver a hora que vai terminar, mas vejo isso acontecendo em cultos. É simples entender: Folgamos; ou seja, ficamos a vontade com aquilo que é importante para nós.
Se Deus é Senhor, primeiro lugar e tudo em sua vida, não há pressa de deixa-lo; ao contrário, desfrutamos de Sua presença e quanto mais tempo com Ele, melhor.
Folgue e alegre-se em Sua presença.
5 Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus; tu és o meu auxílio e o meu libertador; SENHOR, não te detenhas!
Ele sabe como o justo deve viver (v. 4), mas no momento ele esta aflito e necessitado, por isso ora pedindo ajuda urgente.
v. 1 - apressa-te, ó Deus, em me livrar - O salmista pede por livramento.
v. 1 - Senhor, apressa-te em ajudar-me. O salmista esta pedindo por ajuda.
v. 5 - apressa-te por mim, ó Deus - O salmista esta pedindo por ele.
Você esta com pressa? Tem um minuto por favor?
Bom, se conseguiu ler essas linhas, significa que sim é importante para você esse assunto.
Saiba que Deus é o Deus do já, do agora e pode sim apressar-se em ajudar-lhe.
Nesse nosso pedido de pressa da parte de Deus, temos pressa também em dedicar tempo a Ele?

Um comentário:

  1. Realmente nunca vivemos tempos onde se valorizou tanto o tempo, porém também é verdade que a falta de tempo varia de acordo com os hábitos que desenvolvemos ao longo da vida, desperdiçamos tanto tempo com coisas futeis e assim é claro, sempre nos faltará tempo, até mesmo para ler essas linhas.

    ResponderExcluir

Nova Turma - Curso Prumo Divino