quinta-feira, 3 de maio de 2012

A graça dada com medida


Efésios 4:7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.

Lendo Efésios, encontro duas expressões da graça; uma graça infinita – a graça para a salvação (Efésios 2:8) e uma graça com medida – a graça para os dons (Efésios 4:7).

A graça é o favor de Deus que não merecemos. É como ganhar um presente; não pagamos nada por ele. Quem deu o presente é que pagou o preço.
Cristo pagou todo o preço tanto pela salvação como pelos dons que Ele nos concede. Chama-me a atenção como Ele dá esses dons por Sua graça; um é sem medida e outro é com medida.

Há muito abuso dos dons, e imagina se fosse dado deliberadamente? Já sendo dado com medida, há abusos! O certo é que cada dom recebido de Deus, teremos que um dia dar conta a Ele. 

O que temos que entender é que se Deus nos deu dons, não podemos nos gloriar de tê-los, nem podemos usar para nós mesmos ou para interesses egoístas ou motivações carnais.
Precisamos honrar quem nos deu o presente usando da forma correta e cuidando bem do que recebemos.

Quando penso que esses dons foram dados com medida, percebo que nem todos tem os mesmos dons, capacidades e funções. Isso me ensina a não ser auto-suficiente.
Pessoas dentro do Corpo de Cristo dependem de mim, por não terem os dons que Deus me deu. Dependo de pessoas dentro do Corpo de Cristo, por não ter os dons que elas tem. Isso quebra nossa individualidade e centralidade em nós mesmos ensinando-nos a vivermos unidos.

Cristo recebeu sem medida pelo Espírito, pois Ele é o Cabeça do Corpo (João 3:34); nós recebemos com medida pelo Espírito, pois somos membros do Corpo.

Algumas perguntas para reflexão e oração:

1. Você entende o conceito bíblico da graça infinita e da graça com medida?
2. Usa o que Deus lhe deu para Sua honra e glória e edificação da Igreja ou encontra-se parado (a)?
3. Tem abusado dos dons recebidos de Cristo? 
4. Entende que depende de outros e outros dependem de você?
5. Os dons dado por Cristo com medida, nos ensina a fortalecer a unidade da Igreja?

Que o Senhor nos ajude por Sua graça, usar os dons para Sua glória que recebemos dele com medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Turma - Curso Prumo Divino