quinta-feira, 9 de maio de 2013

Êxodo 3


1 E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe. 
2 E apareceu-lhe o Anjo do SENHOR em uma chama de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. 
3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá e verei esta grande visão, porque a sarça se não queima. 
4 E, vendo o SENHOR que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui. 

5 E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. 



6 Disse mais: Eu {sou} o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. 
7 E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que {está} no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. 
8 Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu. 
9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. 

10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. 

Não podemos viver fechando portas atrás de nós, pode ser que um dia teremos que voltar pelo mesmo caminho.

Antes de construir nosso futuro em Deus, precisamos voltar ao nosso passado com Ele e resolver tudo o que ficou para trás.

Entendo que Deus tinha três alvos nesse chamado a Moisés de voltar ao Egito:
  1. Mostrar para Faraó quem era Deus.
  2. Libertar a Israel.
  3. Tratar com Moisés.
Moisés tinha “caído” no Egito e tinha que voltar lá para levantar-se.
Saiu fugido e caído e no propósito divino estava que ele tinha que sair de pé, com a cabeça levantada e em vitória; por isso tinha que voltar.

Penso que se Moisés não tivesse matado o egípcio e fugido, Deus o levantaria lá mesmo no Egito para libertar Seu povo.
Talvez não seria uma sarça ardendo, mas um tijolo de barro feito por sua própria família hebreia (escravos na época).

Quando saímos da vontade de Deus, não significa que Deus deixou de ter planos conosco; mas para que se cumpra esses planos, precisamos voltar no ponto exato de onde tínhamos deixado Sua vontade e começar de novo. Por isso Moisés tinha que voltar ao Egito.

E você?


11 Então, Moisés disse a Deus: Quem {sou} eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? 
12 E Deus disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. 



13 Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 
14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. 

Eu: Quem sou?
Deus: Eu sou!


IDENTIDADE
Enquanto pergunto quem sou; Deus responde "Eu sou". 
A crise de minha identidade é solucionada em Deus. JLS



15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este {é} meu nome eternamente, e este {é} meu memorial de geração em geração. 
16 Vai, e ajunta os anciãos de Israel, e dize-lhes: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e {visto} o que vos é feito no Egito. 
17 Portanto, eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel. 
18 E ouvirão a tua voz; e irás, tu e os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou; agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus. 
19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. 
20 Porque eu estenderei a minha mão e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois, vos deixará ir. 
21 E eu darei graça a esse povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios, 

22 porque {cada} mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda vasos {ou jóias} de prata, e vasos {ou jóias} de ouro, e vestes, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis ao Egito.



Comentários e notas: JLS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salmos 23 para os missionários

Clique aqui para assistir o vídeo